Vista pelo avesso

17/11/2013

Livre-arbítrio

Pois é já não escrevia há algum tempo, e o que me voltou a fazer escrever hummm acho que a vontade de colocar para fora aquilo que sinto.

Antes de mais quero partilhar a definição que encontrei na Wikipédia sobre o tema deste post:
"Livre-arbítrio a expressão usada para significar a vontade livre de escolha, as decisões livres.
Há termos sinônimos, também usados para significá-lo, tais como liberum arbitrium, liberum voluntatis arbitrium, libertas arbitrii, ou livre-alvedrio. O livre arbítrio, que quer dizer, o juízo livre, é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, conscientemente conhecidos. Ele é uma crença religiosa ou uma proposta filosófica que defende que a pessoa tem o poder de decidir suas ações e pensamentos segundo seu próprio desejo e crença.
A pessoa que faz uma livre escolha pode se basear em uma análise relacionada ao meio ou não, e a escolha que é feita pelo agente pode resultar em ações para beneficiá-lo ou não. As ações resultantes das suas decisões são subordinadas somente a vontade consciente do agente.1
A expressão, livre-arbítrio, costuma ter conotações objetivistas e subjetivistas. No primeiro caso as conotações indicam que a realização de uma ação (física ou mental) por um agente consciente não é completamente condicionada por fatores antecedentes. No segundo caso elas indicam o ponto de vista da percepção que o agente tem de que a ação originou-se na sua vontade. Tal percepção é chamada algumas vezes de "experiência da liberdade".2 3
A existência do livre-arbítrio tem sido uma questão central na história da filosofia e religião, e mais recentemente na história da ciência. O conceito de livre-arbítrio tem implicações religiosasnota 1 , moraisnota 2 , psicológicasnota 3 , filosóficas e científicas."

E o porquê deste tema, simples todos os dias nos cruzamos com pessoas que têm a possibilidade de influenciar a nossa vida de forma positiva ou de forma negativa, depois temos as pessoas que estão na nossa vida pessoal e/ou profissional que têm uma influencia directa na nossa vida.

Pois e o que fazemos quando alguém acha que tem o direito de nos decidir a vida, de fazer de "Deus" de brincar com o nosso destino, é esta não é uma resposta fácil, bem mais fácil porém do que seria há uns tempos atrás... na vida profissional não temos grande escolha, mas na pessoal temos, temos todo o direito de não querer mais junto de nós o egoísmo, a maldade, a prepotência ... E se não nos conseguem controlar o que fazem...tentam a chantagem ... como a emocional já não resultava vamos para a profissional!!!

Eu já passei por momentos muito difíceis na minha vida, e este garanto não chega nem perto...aquilo que já passei e que aprendi, sim porque tenho muito orgulho em ter a humildade de aprender, as pessoas que me amam e que me rodeiam, a família os amigos verdadeiros a todos muito obrigada por cá estarem. As meus pais não posso deixar de agradecer a educação e valores que me deram, ajudaram em muito a tornar-me na mulher que hoje sou :) "eu sou forte" e vou passar por mais esta aprendizagem e vou tirar a minha lição e aprendê-la :)